Psicoterapia de Crianças
Desde o momento do nascimento, a criança encontra-se em constante processo de desenvolvimento, adquirindo diariamente novas competências. Este processo ocorre em todas as crianças mas nem sempre ao ritmo esperado pelos pais, podendo surgir determinados problemas relacionados com a lentificação ou aceleração da aquisição de novas competências, inerentes à evolução da criança.
O psicólogo conhece o processo de desenvolvimento infantil, conseguindo através da observação e interacção com a criança, perceber se este se está a desenrolar como esperado, identificar eventuais problemáticas e intervir junto das mesmas.
Esta intervenção baseia-se no jogo e na actividade lúdica, uma vez que através destas técnicas torna-se possível à criança projectar o seu mundo interno e consequentemente, com a ajuda do psicoterapeuta, diminuir as suas angústias, reduzindo assim o seu sofrimento.
A intervenção psicológica com a criança implica a participação activa dos pais / encarregados de educação, sendo a primeira entrevista clínica realizada com estes. Nesta entrevista, o psicoterapeuta tem como objectivo obter informação pertinente sobre a história clínica, social, familiar e educacional da criança. Seguidamente, a intervenção é efectuada exclusivamente com a criança, sendo a presença dos pais somente solicitada quando necessário.
Áreas de Intervenção:
- Alimentação;
- Ansiedade;
- Aprendizagem;
- Auto-estima, auto-conceito e auto-Imagem;
- Comportamento: passividade, agressividade, raiva e violência;
- Bullying;
- Depressão infantil;
- Desenvolvimento: aquisição de marcha, enurese e ecoprese;
- Hiperactividade, atenção e concentração;
- Integração e de socialização;
- Insegurança, isolamento e timidez;
- Linguagem;
- Luto infantil;
- Medos e fobias;
- Mentiras e pequenos furtos;
- Nascimento de irmãos: ciúmes e rivalidade;
- Trauma;
- Processo de divórcio/separação dos pais;
- Sono: insónias e pesadelos.