Terapia de Casal
A Terapia Conjugal é um meio de auxiliar cada parceiro a obter uma melhor compreensão de si próprio e do parceiro.
Maioria das relações não são perfeitas. Cada um dos parceiros traz para a relação as suas próprias ideias, valores, opiniões e história pessoal, que não combina com a do seu parceiro. Mas essas diferenças não querem dizer que a sua relação esteja condenada.
O seu parceiro chega a casa e senta-se sozinho. Não têm uma conversa real há semanas, apenas algumas discussões sobre as horas de chegada a casa e sobre questões financeiras. Sexo? O que é isso?
A sua relação está doente, e ambos têm noção disso. Mas não tem a certeza o que fazer, como corrigir as coisas – ou se o quer fazer na realidade. Talvez esteja na altura de consultar um terapeuta conjugal. A Terapia Conjugal pode ajudá-lo a reconstruir a sua relação ou ajudá-lo a decidir se é de facto melhor para ambos a separação. Seja como for, a terapia poderá ajudá-los a compreender a sua relação e a tomar decisões mais ponderadas.
O Terapeuta é um profissional treinado que ouvirá os dois parceiros ao expressarem os seus pensamentos e sentimentos e ajuda-os a identificar e clarificar as áreas problemáticas, assim como ajuda a sarar feridas.
Áreas onde a Terapia de Casal pode ajudar:
- Comunicação
- Discussão
- Necessidades emocionais não preenchidas
- Preocupações e desentendimentos financeiros
- Conflitos com os filhos / outros familiares
- Ciúmes
- Infidelidade
- Compreender se o casamento tem salvação
- A internet e a relação a 2
- O casal e a sexualidade
Estes problemas podem parecer comuns, mas os casais procuram ajuda, não porque os seus problemas são diferentes, mas porque não os conseguem resolver sozinhos. Isto acontece por causa de desilusão, ou frustração acumulada ao longo do tempo. Outros casais procuram ajuda como resultado de uma crise na sua relação, como uma infidelidade, perda de carinho e afectos, ou um evento traumático, como uma doença ou perda na família.