Sexologia
A sexualidade está integrada num conjunto factores de personalidade, factores biológicos e pelo sentimento do Self (do próprio). Esta assume-se como uma vivência importante num relacionamento e quando é sinónimo de desconforto e mal-estar, ao invés de bem-estar e prazer, transforma-se numa dificuldade que desgasta o indivíduo assim como a relação a dois.
A consulta de Sexologia Clínica é dirigida a adultos que apresentam diferentes dificuldades, problemas e questões no âmbito da saúde sexual.
Áreas de intervenção:
- Dificuldades no funcionamento sexual (perturbações no desejo sexual, na excitação, no orgasmo, ejaculação prematura, disfunção eréctil, dispareunia, vaginismo, perturbação induzida por condição médica ou substância);
- Insatisfação sexual;
- Transição no ciclo de vida e sexualidade
- Dificuldades de comunicação e/ou conflitos associados à vida sexual;
- Problemas na relação (conjugalidade, infidelidade, (in)fertilidade, gravidez, parentalidade);
- Conflitos familiares;
- Problemas de identidade e/ou orientação sexual;
- Aconselhamento e apoio em diferentes questões associadas à saúde sexual.
E todas as outras situações psicológicas que possam estar envolvidas nas dificuldades sexuais.
Modalidades de Intervenção:
A intervenção clínica pode ser feita em diferentes formatos: individual e/ou em casal. A avaliação psicológica é feita com base numa avaliação exaustiva do problema, da situação específica de cada pessoa e de cada pedido.
Para além dos objectivos de intervenção psicológica nos problemas acima descritos, a Consulta de Sexologia Clínica tem também objectivos de investigação, procurando trazer um contributo significativo para a compreensão e intervenção nestas problemáticas.
“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.”
(Sigmund Freud)